domingo, 6 de outubro de 2013

O ADVOGADO, O VEREADOR, O COMERCIANTE, OS ESTUDANTES, O ÁRBITRO, O COZINHEIRO, SUA AMANTE, OS GARÇONS E O LADRÃO.


(Hieronymus Bosch)



Todos naquele domingo lanchavam sem peso na consciência e sem vazios existenciais ou monetários. Um pensava que havia sido fácil defender aquela velha contra a loja de eletrodomésticos; com o dinheiro da causa podia finalmente trocar de carro – A velha, só teve a sanduicheira trocada por outra.

O de cabelos ralos acreditava que tinha descoberto uma maneira de financiar sua campanha, seu próximo grande passo, agora rumo a capital! – Cuscuz, carne, batata e café com leite para que? – Se um pão com três bolachas e meio copo de leite resolvem. Claro que resolvia. Resolvia até o lado dele.

Aumentar os preços? Sim, antecipar os fornecedores. E promoções naqueles sucos em caixinha, mês que vem viram lixo mesmo.

Louco é você? Eu? Eu não, é que não tenho tempo rapaz. Semana que vem viajo pra Porto de Galinhas. E como você vai fazer para apresentar? Ah, isso ele me ensina, paguei quase quatro mensalidades do curso. Parece bom! Me dê o número dele, TCC é mesmo um saco. O cara vive disso. É profissa!

Antes eles do eu. Não tenho culpa de fanatismo de ninguém... Preocupam-se demais com futebol nesse estado. Danem-se! Com o salário dos políticos e com as falcatruas deles ninguém se preocupa. Mas com um penaltezinho aos quarenta e cinco...

Avise o gerente que precisamos de mais cinco quilos de contra filé. Sim, acabou! Não me olhe assim de novo... Tudo bem, menina, agente divide. Aquela peça tá enrolada lá atrás, quando você for levar o lixo pra fora, você leva a peça e a esconde. Na saída agente pega.

Certo! Só que hoje, não poderei ir pra sua casa. Meu marido está desconfiando... Tudo bem, amanhã você me entrega a minha parte. Pode deixar que aviso pro Seu Jair comprar mais filé. 

Dá trinta reais e quarenta e cinco centavos. Obrigado. Como? Ah, é verdade, desculpe! Dá dez reais e quarenta e cinco centavos... É Que hoje estou meio desligado. – Hoje tá fogo! Desse jeito, vou ter de pedir outro vale. 

De repente, a porta faz ‘tlim!’ e um moço de boné e de bermuda interrompe todas essa vozes e pensamentos. Olha para os lados e educadamente, pede que todos olhem para o chão: É um assalto!

O seu plano dá errado. No quinto celular que recolhe o advogado que tinha ido ao banheiro esquece que não tem porte de arma e num movimento rápido (que irá mostrar zilhões de vezes para os netos como se faz) rende o assaltante e toma a sua pistola de brinquedo.

O linchamento é geral.

No fim, após a cusparada da menina da limpeza e os xingamentos do árbitro de futebol, discretamente o advogado coloca no bolso da camisa do rapaz um cartão com o número e o nome de seu filho que está iniciando na carreira.

Você vai precisar!

Cid Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário