terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O NATAL DE FLAUBERT



(María María Acha-Kutscher)



Há um ano, eu deveria ter acabado de assistir a “Festa de Babette” no DVD, e ter dado o meu natal por satisfeito. Pra quem não viu, creio que não há noite perfeita, dependendo da companhia ou da solitude. Há um ano, eu sequer sonhava – Bom, na verdade eu sonhava sim, mas não ousava – em escrever: Crônicas, romances ou sequer e-mails decentes para os amigos. 

Hoje, ainda fico devendo no quesito referente a correspondências. O que não quer dizer o mesmo em relação a espalhar umas mesquinharias pelo papel e dar a isso o nome de crônicas, ou até mesmo de estar a quase seis meses adoecendo e gozando por um livro, e vendo que meu ano vindouro será todo dedicado a isso: Escrever. Abandonei algumas coisas esse ano, tudo para aprimorar algo que me dá prazer (e uma angústia) na mesma medida, uma coisa que até o ano passado eu dizia que não fazia, por respeitar demais a literatura. Dia desses li um livro de correspondências do escritor francês Gustave Flaubert, e num dos trechos onde o autor de Educação Sentimental, falava para os amigos – Ele sim era além de escritor de verdade, óbvio, era um grande missivista, assim como todo escritor decente -, mas lá ele contava nos intervalos de seus romances (escreveu ‘só’ quatro romances, uma novela e um livro de contos, digo só em se tratando que ele dedicou setenta anos dos quase oitenta que vive apenas a escrever), sim, lá Flaubert falava não só das agruras quase físicas que seus romances o infligiam, como das desistências de um estilo de vida burguês, que incluía a família e Paris no inicio da Belle Époque; além das moçoilas, fanzocas, tietes e também não fazia questão da companhia de gente como Victor Hugo, Charles Baudeleire e Émile Zola.

Numa das cartas, para uma moça a quem ele chamava de Musa, ainda que quase intocável, ele diz: “Tenho um monte de gostos (...) dos quais me privo; mas é preciso privar-se de tudo quando se quer fazer alguma coisa. Ah! Que vícios eu teria se não escrevesse!” Noutra, a única em todo o livro datada do dia 24 de dezembro (de 1862), ele escreve a um critico rebatendo todos os pontos do cidadão sobre um de seus livros (Salammbô). O cara já era Flaubert, e mesmo assim não gastava o vigésimo quarto dia do mês doze em destrinchar um Peru com farofa, mas sim em descascar um idiota que ousou lhe acusar de ‘incensado’.

O pobrezinho morreu (pobre) e possivelmente de tanto escrever – Faleceu de hemorragia cerebral -. Se a dona Neide do 501 aqui do prédio o conhecesse, diria: “Ele se gastou”. Mesmo assim foi a vida que quis, e muitas vezes deixava claro que não queria, principalmente depois dos processos e explicações que teve de dar após lançar Madame Bovary, escrever para a posterioridade, fazia aquilo apenas para se distrair de toda a vulgaridade, banalidade e vazio que era, e é, a existência humana. Achava a vida tão horrorosa que a única maneira de se distrair dela, era evitando-a.

Um grande sujeito Flaubert. Não ouso chegar aí, visto que passei meu último natal assistindo televisão, embora esse tenha gasto quatro horas deles escrevendo esta crônica e parte do meu romance. Mas, por via das dúvidas, vou ali esquentar um pedaço de pernil no micro ondas.

Cid Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário