sábado, 15 de maio de 2021

CURSO DE ESCROTOS CRIATIVOS



 

“Foi o pior dos tempos, foi o melhor dos tempos...”, dizem que este celebre começo de O Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, surgiu enquanto o autor inglês, vejam só, estava escrevendo justamente O Conto de Duas Cidades. Mas nem sempre foi assim na história da literatura universal. São inúmeros os casos de obras primas que vieram a lume enquanto seus autores não estavam debruçados sobre suas escrivaninhas, mas sim exercendo outras atividades alheias a escrita.

Portanto, foi pensando nisso que nós da Startup Verruga Dourada, em parceria com a extinta secretaria de cultura e o extinto ministério do trabalho, resolvemos lançar um edital que visa contemplar você, escritor agrafo, que ainda não sabe o que quer escrever mas tem toda a vontade de descobrir. Em principio serão 10 autores selecionados para nossa residência artística – na casa dos outros. Nosso programa te ajudara a encontrar inspirações e caminhos até suas obras futuras através de prosaicas atividades domesticas como lavar pratos, passar roupa, cuidar de crianças, fazer compras ou cozinhar para completos estranhos em troca de alimentação, um teto e poucas horas de descanso. Caso o inscrito demonstre alguma dificuldade de adaptação ou bloqueio criativo, ele poderá ser induzido a atividades que exijam mais concentração e foco narrativo para acelerar sua evolução literária, como varrer enormes descampados, cuidar de animais de grande porte em fazendas ou lavar quadras poliesportivas no chamado Brasil profundo.

E se nem assim você conseguir escrever uma linha sequer, mesmo que seja um pedido de resgate para seus pais, adotaremos exercícios de observação e introspecção com as chamadas caminhadas peripatéticas; pois é sabido que desde Aristóteles que a percepção e a comparação do mundo precisam de ar fresco. Então, está esperando o que para começar a trilhar o caminho (a pé) do seu futuro prêmio Nobel? E enquanto isso entregar algumas marmitas pelo caminho? Afinal, essa volta a nossa ancestralidade é mais que necessário em épocas de virtualidades e vazios como a nossa e fazer isso junto de outros artistas enquanto leva alimento a outro semelhante em estilosas mochilas térmicas, de cores quentes, é enriquecedor. Tudo, é claro, da forma mais segura possível para ninguém sair perdendo nem um só centavo caso você deixe de entregar um sanduíche por causa de uma epifania  em plena Avenida Jatiúca.

Você, escritor nascido em berço de ouro, que ainda sorri nas fotos de divulgação, saiba que na ausência de guerras para exercitar seus assombros, lares conflituosos ou relacionamento abusivos (ou no caso de você ser o mala da relação) nosso edital irá abrir sua cabeça, com o perdão do trocadilho. Ou você acha que Graciliano Ramos escreveu Vidas Secas para falar sobre os benefícios das dietas low-carb? 

 

sábado, 1 de maio de 2021

ERI JOHNSON'S PRO FUTVÔLEI


Ator, humorista, apresentador, imitador do Romário, pegador, parça dos jogadores dos anos 90, pessoa inconveniente em programas de auditório, influencer, bon vivant... São muitas as facetas de Eriovaldo Johnson Araújo de Oliveira, o popular Eri Johnson, mas uma coisa, além da sua indefectível pinta no rosto e do seu imenso carisma, que salta aos olhos do público a cada nova aparição: O que, afinal, é Eri Johnson? 

Todo mundo que acompanhou a carreira ou não de Eri sempre teve essa curiosidade, então por isso esse game, lançado com apenas 21 anos de atraso para o finado console Playstation 1 vem a lume para sanar as dúvidas de uma legião de fãs, e detratores, do interprete do mítico Reginaldo, em De Corpo e Alma (1992). 

Apesar de ser um jogo esportivo de uma modalidade até então desconhecida nos videogames, e que também ninguém dá muito a mínima na vida real – outra sacada dos produtores essa –, pinceladas da biografia de Eri são reveladas para o jogador entre uma partida e outra de futvôlei, independente de vitórias ou derrotas, pois assim como o protagonista do game, ele vai falar dele mesmo ou fazer uma graça queira você ou não. Outro acerto da produção é que nesse Eri Johnson’s Pro Futvolei, onde é claro, controlamos o próprio Eri, nossos adversários em longas batalhas nas areias de Copacabana são seus próprios personagens, como o citado Punk Reginaldo, o homessexual Lulu de Barriga de Aluguel ou sua imitação do Romário. A fase final é contra, no fundo, seu maior nêmeses: A pinta no rosto. 

Claro que entre um saque e um rebote você terá ajuda de outros ícones da chinelagem carioca, como Renato Gaúcho, Wolf Maya, Conrado, garçons da Churrascaria Porcão e Alexandre Frota. Há também diversas opções de customizações da sunguinha de Eri. E aí, ta esperando o que? Ou como diz o próprio Eri em sua versão Instagramer: “Pra que (ficar de fora)?". 

Cotação: **.